Liturgia, 2023
Album com 7 peças originais para órgão de tubos, guitarra de 7 cordas e coro de 4 vozes. Com a colaboração do Spei Chorus. Captado na Igreja de Santa Maria Madalena, Campo, Viseu (Jan. — Fev. 2023), exceto música “Liturgia”, captada na Igreja Madre Rita, Viseu (Out. 2022).
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Digipack com booklet de 8 páginas à venda no Bandcamp ou enviando-me mensagem • €12,5
Composição, guitarra, órgão de tubos
Captação e mistura
José Pedro Pinto
Inês Correia, Marta Pereira, Joana Matos, Norberto Castro
Spei Chorus
Assistente de captação, percussão, consultoria latim
Guilherme Riquito
Mistura e masterização
Hugo Valverde
Pintura
Luís Ferreira
Concepção gráfica
Miguel R. Cardoso
Fotografia
Vânia Viana | V23:32V
Apoio Município de Viseu
Financiamento Eixo Cultura — Emergentes
Devia ter 18 anos quando li a frase do Godard que “um travelling é uma questão de moral”. Na altura bati com a cabeça na parede a tentar perceber o que raio é que isso significa. Dez anos depois sinto que entendo, mesmo que não o saiba propriamente explicar: afinal, parece-me que as músicas deste álbum resultaram de decisões morais. Tive um primeiro vislumbre dessa moral quando comecei a escrever a “Não, este não é o meu primeiro dia”: uma sensação de que esta música não soava bem e que dificilmente alguém teria gosto em ouvi-la, acompanhada de uma sensação de que estava no caminho certo. A minha orientação estética foi sempre mais ditada pelo cinema do que pela música, e os filmes que mais admirava não eram necessariamente aqueles que mais gostava de ver — mas aqueles em que reconhecia uma moral que dificilmente poderia sair da linguagem do cinema e passar para a das palavras. E senti que havia alguma espécie de moral nesta música, na sua recusa de sair de um padrão monótono e auto-gerado — senti-a como um ato de fé, uma procissão sem santuário definido.
Essa espécie de moral foi ganhando contornos práticos nas próximas músicas: afastamento dos compassos tradicionais, simplificação das formas rítmicas, repetição de padrões melódicos simples, cromatismo enquanto base da melodia, do baixo e da variação, uso recorrente de dissonância harmónica, e gravação dos instrumentos todos em simultâneo no mesmo espaço, sem overdubs e com um mínimo de edição e processamento. De algum modo, senti estas práticas como mandamentos.
Não tenho ideia de como este álbum será interpretado, mas gostaria que fosse ouvido como um filme: com olhar atento e disponível. Espero que seja entendido, acima de tudo, como a minha proposta.
Concerto de apresentação do álbum
Igreja de Santa Maria Madalena, Campo, Viseu, 11.03.2023
© Vânia Viana | V23:32V
Captação Orgão/Guitarra
2x Beyerdynamic MC930 (ORTF)
ATPro70 (spot mic)
Captação Coro
2x SE8 Cardioid (ORTF)
2x AT2020 (spot mics)
2x SE8 Omni (A/B)
Setup
Pré-amp. Audient ASP880
RME Babyface ProFS
© Vânia Viana | V23:32V